Saiba como agregar valor ao imóvel na hora de vendê-lo

 

Especialistas listaram dicas fundamentais para quem deseja comercializar casa ou apartamento.

Vender um imóvel não é tão simples como muitos imaginam. Mesmo com melhoras na economia, as pessoas ainda fazem de tudo para conseguir um desconto e convencer a quem deseja vender diminuir o valor do imóvel na hora da venda. Há alguns cuidados que devem ser adotados que ajudam a valorizar a casa ou o apartamento, inibindo a pechincha ou os argumentos para ela. Pensando nisso, especialistas selecionaram uma série de dicas preciosas que irão auxiliar a agregar mais valor ao imóvel que deseja vender. Confira a seguir:

Causa uma boa impressão

Faça um simples exercício e imagine-se como comprador de sua casa. Quais defeitos encontraria? Paredes manchadas, pisos rangendo, cheiro desagradável de mofo. Pagaria, de fato, o valor que o dono pediu ou iria “chorar” um bom desconto, alegando ter de reformar todos esses itens? Imagine-se agora na mesma situação, porém com a casa toda reformada, limpa e agradável. Pagaria o valor que o dono está pedindo? A boa impressão do lugar pode fazer o comprador nem se incomodar com o preço. Fazer melhorias é sempre uma forma de aumentar o interesse dos possíveis compradores, Contudo, não se engane achando que o valor que investir será exatamente o seu retorno. Por isso, prefira acertar detalhes como pintura que, embora sejam simples, podem fazer muita diferença na hora de convencer o possível comprador.

Home staging

“Staging” em inglês significa literalmente maquiar. É como fazer uma maquiagem na casa, o que não significa enganar o comprador. É fazer uma reorganização, descaracterizando os ambientes de inícios de crenças, culturas e até mesmo de um time de futebol. Tente criar um ambiente neutro que poderia interessar qualquer pessoa. Há no mercado profissionais que realizam esse tipo de trabalho.

Cuide da fachada

Não adianta muito a casa estar linda por dentro se a fachada estiver mal cuidada. A primeira impressão que alguém tem do imóvel é o que se vê na rua. Muros com pichações podem indicar falta de segurança no bairro, mesmo que seja, de fato, seguro. Dessa forma, é importante fazer uma boa pintura ou um bom acabamento, que modificará o visual da casa. De certo modo, não exigirá um investimento muito alto.

Casa limpa e organizada

Mesmo linda e moderna, uma casa ou apartamento pode estar sujo ou com mal cheiro provocado, por exemplo, pela urina dos animais de estimação. Os moradores podem estar habituados e não notar o odor, mas um visitante irá perceber rapidamente. Isso passa a impressão de falta de higiene. Assim como excesso de poeira, que deixa uma impressão negativa. Portanto, deixe tudo limpo e arrumado.

Cuide do jardim

Um jardim florido pode facilmente virar um depósito de lixo, com mato alto e coisas velhas largadas, o que também causará a impressão de descuido e abandono. Isso também fará com que um possível comprador perca o interesse. Um matagal crescido demais será relacionado a insetos e animais peçonhentos. Assim, será um perigo para os novos moradores, especialmente se tiverem crianças.

Documentação e contas em dia

Quando o imóvel não está com documentação regularizada, a venda pode causar bastante dor de cabeça. Podem existir problemas na planta, na documentação com os proprietários anteriores, em alguns casos. Pagar o condomínio, o IPTU e outras taxas sempre em dia facilita na hora da transferência. Uma consulta do imóvel junto à Prefeitura em busca de dívidas pode ajudar a resolver essas questões.

 

Fonte: Revista Qual Imóveis

 

Guia Você Busca – Impresso – Pág. 26.

Edição 69 – Ano 6 – 2017 – Vale do Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado