Estacionar próximo do destino é uma necessidade

Mesmo com todas as mudanças advindas com as tecnologias as questões envolvendo mobilidade urbana estão sempre pautadas nas solicitações da população. O crescimento do número de aplicativos e alternativas  de transporte representam um ganho na qualidade de vida.

Nos últimos anos surgiram diversos aplicativos de carona, compartilhamento de veículos e aluguel de carros. Nos últimos anos surgiram diversos aplicativos de carona, compartilhamento de veículos e aluguel de carros.

Por essa razão, pode-se prever que os veículos ainda continuarão a fazer parte da vida das pessoas por muitos anos. E, quando as pessoas não escolhem  se locomover por um aplicativo, elas utilizam o carro próprio, nesse contexto surge outra necessidade a de estacionar o carro num lugar próximo ao destino.

Isso é refletido nos números do setor de estacionamentos que vem crescendo mesmo com a crise.

  • Por que as pessoas no Brasil utilizam carros para locomoção?

Por várias razões. Somente em São Paulo, cerca de 30% da população se locomove de carro. É um número semelhante à parcela que utiliza transporte público ou prefere caminhar. Esta realidade ocorre por conta da distância  entre onde as pessoas moram e as oportunidades de trabalho, serviços e lazer. Os carros são um dos principais motores da economia e as pessoas os utilizam porque precisam; seja como uma alternativa mais independente de deslocamento, mais rápida, barata ou prática, de acordo com a necessidade de cada um.

  • Qual a importância dos estacionamentos nesse cenário?

Os estacionamentos são de vital importância para atividade do comércio em várias regiões da cidade, evitando o surgimento de zonas decadentes e garantindo a praticidade econômica e valorização de diversos endereços. Acredito que no futuro veremos os estacionamentos não só como um lugar para deixar nossa propriedade , mas como locais para carregamento de carros elétricos, pontos de coleta e devolução de automóveis compartilhados e manutenção de veículos autônomos.

  • Utilizar o transporte público não seria uma saída para diminuir o trânsito?

Para diminuir o número de pessoas que utilizam os automóveis particulares, precisamos de alternativas melhores e que atendam a todas as classes sociais. No que diz respeito ao transporte público, ainda estamos muito longe desta realidade.

Marcelo Gait, presidente do Sindicato das Empresas de Estacionamentos e Garagens do Estado de São Paulo, explica a necessidade das pessoas em estacionar em locais próximos  aos destinos.

 

Fonte: Fiabci Hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado