Como obter melhores resultados com investimentos em imóveis

 

Já estamos às vésperas de 2019 e uma coisa é certa: os sinais de recuperação da nossa economia são inequívocos. Com a taxa SELIC tendo ficado abaixo da meta e atingido sua mínima histórica e com a inflação sob controle, o mercado automotivo tem crescido, assim como o setor imobiliário já esboça reação com diversos lançamentos em nossa região, notadamente em São José dos Campos e no litoral Norte.

No entanto, principalmente quando se fala em imóveis, essa retomada do crescimento é também um sinalizador de que passará a existir, num segundo momento, espaço para a recuperação das margens de lucro das construtoras. Por outro lado, se existe um cenário favorável à recuperação dos patamares de lucro nos próximos anos, neste exato momento o que os economistas veem é a oportunidade para quem quer começar a investir em imóveis, bem como para aqueles que buscam diversificar sua carteira de investimento.

Mas se o momento ainda é de incertezas, por que investir agora?

Primeiro porque com a demanda reprimida nos últimos anos, quem tem a possibilidade ou encontra facilidades na hora de investir, sempre acaba fazendo um bom negócio.

Segundo porque investir em imóveis é o tipo de negócio feito para os investidores mais conservadores que buscam fugir das flutuações do mercado financeiro, das quedas abruptas no mercado de ações como frequentemente vemos na Bolsa de Valores, ou como muitos de nós tivemos a infelicidade de sofrer com o confisco nas cadernetas de poupança no início do governo Collor.

Se você se enquadra nesse perfil de pessoas que concorda que deixar o dinheiro guardado pode não ser a melhor opção, veja algumas informações que vão ajudá-lo a se decidir por investir em imóveis, principalmente quando se fala em adquirir um imóvel na planta:

  • possibilidade de se parcelar o valor de entrada (cerca de 20% a 30% do preço total);
  • flexibilidade para alteração da planta em diversos empreendimentos;
  • e, principalmente, o potencial de valorização que pode passar dos 40%.

Um investimento seguro

O investimento no mercado imobiliário sempre foi considerado como um dos tipos de investimento mais seguros uma vez que ao comprar uma casa, apartamento, sala comercial ou terreno, você está adquirindo um patrimônio físico.

Agora, pense bem: se para os economistas, comprar na planta é uma ótima opção para quem procura um imóvel para investir e não tem pressa no retorno do capital investido, imagine o quanto crescem as perspectivas de rentabilidade se você tivesse a possibilidade de participar, como sócio de um lançamento imobiliário.

Essa possibilidade existe; e o que é melhor, sem a burocracia que esse tipo de negócio exige, uma vez que as algumas construtoras cuidam de todos os aspectos legais para o que chamamos de investidores cotistas possam investir seu capital com total segurança.

Veja outros aspectos que impactam diretamente na valorização de um imóvel, principalmente quando se trata de um empreendimento voltado a investidores cotistas:

Boa localização

Ao escolher um imóvel em uma área com altos índices de valorização, a tendência é que, com o tempo o valor desse bem aumente de forma constante e significativa. Se você optar por um imóvel em um novo bairro, procure conhecer o Plano Diretor de Desenvolvimento do município para ver o que a prefeitura planejou para essa área como vias de acesso, áreas comerciais próximas, escolas públicas, leis de zoneamento, etc.

Técnicas construtivas

Certifique-se que o padrão de qualidade de materiais que serão utilizados na construção do imóvel no qual você está interessado em investir seja condizente com o padrão do bairro onde ele está localizado. Considere que um imóvel de altíssimo padrão para investimento em um bairro com perfil popular dificilmente dará um bom retorno quando de sua venda, nem tampouco um bom valor de locação. Numa situação inversa, ou seja, um imóvel de padrão médio em um bairro de alto poder aquisitivo, a história se repetirá.

Saiba de quem comprar

Conhecer o histórico da construtora de um empreendimento é fundamental. Pesquise na internet outros empreendimentos da construtora e converse com pessoas que já fizeram negócios com essa empresa, afinal você estará comprando a promessa de um bom imóvel e, consequentemente, de um investimento rentável.

Expertise

Apresentar um histórico consistente em transações com investidores cotistas é fundamental , afinal, você estará investindo não apenas em um imóvel, mas também na capacidade da construtora em atingir suas expectativas de rentabilidade.
Se você se interessou por esse tipo de investimento que tem um potencial de retorno no médio prazo (de 2 a 3 anos), na faixa de 40 a 50%, você tem o perfil adequado para investir em SCP (Sociedade por Contas de Participação). Procure por construtoras que operam com esse sistema, investigue o histórico da escolhida antes de fechar negócio e descubra que você pode ter níveis de rentabilidade muito maiores do que em qualquer outro tipo de investimento.

Aline Cecília Santos de Carvalho
MTB – 84.623/SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado