Aluguel sobe 0,80% em junho

Em ritmo acelerado, o IGP-M (Índice geral de Preços do Mercado) apresentou em junho um aumento de 0,80% sobre o mês anterior. O resultado representou uma aceleração acentuada, sendo quase o dobro da performance de maio (+0,45%). Os dados são do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV).

Com o desempenho, o indicador acumulou no primeiro semestre do ano um incremento de 4,38%, enquanto que em 12 meses até junho o salto foi de 6,51%. Também conhecido como “inflação do aluguel”, o indexador é aplicado para reajustar contratos de locação e contas de energia elétrica.

Componente que responde por 60% dos cálculos e que mede os preços no atacado, o IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo) impactou de forma decisiva no IGP-M, avançando de +0,54% em maio para +1,16% em junho.

Outro sub-índice, com peso de 30% no levantamento e termômetro dos preços no varejo, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) seguiu caminho inverso, cedendo de +0,35% para -0,07%, na mesma base comparativa. Já o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), com 10% do balanço, acelerou de +0,09% para +0,44%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado